top of page

A ORIGEM DO MAL

  • Georgina Prado
  • 18 de out. de 2017
  • 4 min de leitura


O mal! Aquilo que por muitos milênios foi trazido a nós como o significado de destruição. Mas onde exatamente ele surgiu? Como ele se apresenta? E como podemos fugir dele?


A Bíblia nos traz a resposta de forma clara e concreta sobre esse tema. Se muitos acreditam que o mal se originou quando Eva pecou no jardim do Éden e levou Adão ao mesmo feito, estão redondamente enganados. O mal se origina bem antes disso em um local em que se espera que somente exista amor e luz, o Céu.


No céu reinava paz, Deus estava no centro e em volta seus anjos o adoravam, Serafins, Querubins e arcanjos. Seus anjos eram dotados de beleza, poder e inteligência, tinham dons maravilhosos, vagavam em liberdade pelo universo e tudo era simplesmente lindo. No meio desses anjos, havia um Querubim especial, considerado líder dos demais anjos, abaixo apenas de Deus e Seu filho.


Esse Querubim atendia pelo nome de Lúcifer, tinha em si a essência da luz, um príncipe belíssimo, que levava aos demais a vontade de Deus.

"...Assim diz o Soberano Senhor: " ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.” Ezequiel 28: 12:14

Mas em dado momento Lúcifer passou a admirar a si mesmo, a sentir-se superior e Deus percebia isso claramente.

“Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.” Ezequiel 28: 15

Lúcifer passou a planejar tomar o trono de Deus e a principio crendo que o fazia em oculto, começou a manipular os anjos ao eu redor, pois muitos o admiravam e acreditavam de da boca de Lúcifer só era proferido verdades, afinal Deus o havia colocado num cargo importantíssimo, como príncipe nos céus, mas Deus sabia de todos os seus planos.

“Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: "Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo?" Isaías 29:15

Foi ali que Lúcifer, o agora Satanás, implantou o mal, em orgulho e soberba enganou a terça parte dos anjos do Céu, levando-os consigo. Satanás se comparou ao grande Criador, aquele que detém os títulos de onisciente, onipresente e onipotente. Lúcifer em seu coração duro e maligno queria para si tais títulos.

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: 'Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo' ".Isaías 14:12-14


Lúcifer não imaginou o quão enganado estava, mesmo sendo dotado de inteligência impar. Podemos ter certeza de uma coisa, Lúcifer foi sim criado perfeito, mas Deus deu a ele além da inteligência o livre arbítrio, a capacidade de escolha, isso porque Deus queria dele e dos anjos o mesmo que quer de nós, um amor puro, verdadeiro, sem medo e sem repreensão, isso também foi um dos motivos para Deus não o destruir ali mesmo no Céu, para Lúcifer não se tornar um mártir e não comprovar para os anjos ali presentes, que também tem livre arbítrio, que Deus é tirano, injusto e cruel. A verdade definitiva é que Deus é amor!


Deus sabia que enquanto satanás estivesse no céu a guerra lá no lugar santo seria infinita, além disso, o Céu é o lar de Deus, Seu Reino primordial, não poderia permitir que Lúcifer contaminasse onde se encontrava o trono de Deus. Diante disso ele expulsa Satanás que arrasta contigo todos traidores de Deus.

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.” Apocalipse 12:7-9

O mal teve origem nos céus, em razão de orgulho, inveja, soberba e mentiras, mas isso não significa que terá origem em nossos corações. Deus nos deu também o livre arbítrio, para escolhermos amá-lo. Satanás é a origem do mal, é o símbolo de toda e qualquer destruição, é o causador de guerras, mas ele só consegue isso se dermos espaço a ele em nossas vidas. Devemos buscar a Deus em primeiro lugar, orar, cantar louvores, prestar culto, pregar o amor, amar e ajudar o próximo e isso inclui os inimigos. Precisamos ser o reflexo de cristo na Terra, só assim venceremos o mal.

Fiquem na Paz!

 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2017 por Cristã Fiel. Orgulhosamente criado para você!

bottom of page