O SÁBADO
- Georgina Prado
- 15 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

O sábado é um dia maravilhoso que Deus fez para o homem descansar, honrar e guardar. É um sinal de lealdade inigualável entre Deus e o homem (Êx 20:8‐11; 31:13‐17; Ez 20:12, 20), em que todos os homens devem observar não importando o lugar, a idade ou a época (Is 56:1-‐7; Mc 2:27).
Muitos vão contra o Santo Sábado, afirmando que a morte de Jesus na Cruz aboliu esse mandamento, bem como os nove mandamentos restantes, pois saibam que isso é uma inverdade, pois o próprio Jesus guardou o sábado e afirmou que guardando os mandamentos de Seu Pai, terá parte com Ele.
No momento em que Deus finalizou a criação Ele “descansou” no Santo Sábado, mas não apenas isso, Ele o “Santificou” (Gn 2:2,30), se Deus o tornou Santo, iria Seu Filho, Jesus, o contradizê-lo? Obvio que não, e mais a importância do sábado é tremenda que Deus fez de Jesus o Senhor do Sábado e este o honrou por isso.

No Sábado, devemos nos livrar dos nossos interesses e das nossas vontades, trata-se de um dia dedicado exclusivamente a Deus e de descanso das atividades diária, do envenenamento que o mundo e o pecado nos traz.
Todos os dias devemos busca-lo em Sua Glória, amá-lo e obedecê-lo, mas no Sábado é um dia especial que deve ser dedicado somente ao nosso Bom Deus e suas obras (Is 58:13). Trata-se de uma aliança perpetua com o Pai, em que os filhos de Deus observa como uma expressão de justificação pela fé em Cristo (Hb 4: -11).
“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor.” (Isaías 58: 13 e 14)
O Sábado inicia-se no por do sol da sexta e finda ao por do sol do dia seguinte, nesse período, nem uma obra servil deverá ser realizada: nem venda ou compra, mesmo que para fins evangélicos (tens seis dias para fazer isso), não deves trabalhar ou deixar seu empregado trabalhar, nem mesmo seus animais devem exercer qualquer atividade laboral nesse dia, nem os visitantes que estiverem em sua casa, deverá realizar trabalhos servis para o anfitrião e também não se deve utilizar daquilo que foi adquirido no sábado, ou participará e incentivará o pecado do teu irmão (ex: comprar um alimento e comer dele) Exodo 20: 8-11.

Deve se preparar com antecedência, para receber aquele dia sagrado, também não deves te desesperar na sexta para realizar suas atividades e preparação, mas faça-o ao longo da semana, se planeje, ou a sexta será pequena demais e justificará que não deu tempo fazendo suas atividades após o por sol.
Em Deuteronômio 28: 1 e 2 diz assim:
“E será que, SE ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;”
Veja agora o verso 15 do mesmo capítulo:
“Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão”
Então temos a ordem acima e ainda teimamos em desobedecer? Pois Deus o fez por amor e não por ditadura ou algo assim, porque Deus é justiça e amor.
Jesus Cristo incentivou a guarda dos mandamentos e Jesus não pecou isso significa que ele não foi contra lei de seu pai, eis o que ele diz:
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."
(João 15:10).
Está aí a prova, guarde esse mandamento, essa aliança com Deus.
O que fazer no sábado?
Vá a igreja (Escola Sabatina);
Visite os enfermos;
Faça culto ao ar livre;
Faça atividades missionárias;
Visite abrigos, orfanatos;
Estude a bíblia;
Ensaios etc...

Fiquem na paz.
Comments