VAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO?
- Georgina Prado
- 28 de nov. de 2017
- 5 min de leitura

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Corintios 10:13
A depressão neste século tem dominado milhares de pessoas pelo mundo e por diversas razões, perda de alguém próximo, desemprego, problemas familiares, pressão no trabalho, na escola e tantos outros motivos que a lista seria imensa. Quem sofre de depressão sente uma vazio imenso, raiva, tristeza, desespero, inércia, baixa auto-estima, um verdadeiro terror dentro de si, é difícil mesmo até de explicar o que se passa dentro de alguém que conhece a depressão cara a cara.
Alguns acreditam que a depressão surgiu agora, é fruto do tempo em que vivemos e muitos que vivem na ignorância acreditam que quem tem depressão cometeu um pecado terrível ou está possuído pelo demônio. Não é bem assim, a depressão pode ser caracterizada na maior parte do tempo como uma tristeza profunda (todas as outras emoções pairam sobre quem tem depressão de forma descontrolada), mas isso não é de agora, na bíblia temos dois exemplo fortes sobre pessoas deprimidas. Em 1 Samuel 1:10, narra que Ana esta “amargurada de alma”, chorava copiosamente, pois sofria por não ter filhos e ainda era perseguida pela outra esposa de seu marido, quem em sã consciência não ficaria em tristeza por se sentir inútil, por não ser capaz de dar um filho a seu marido numa época e num povo que exigia justamente isso?

Naquela época e segundo a tradição judaica, dar um filho ao esposo, faz da mulher alguém de grande valor e Ana se sentia incapaz de cumprir com a única exigência que a tradição pedia, trazer descendência ao esposo. Outro exemplo de profunda tristeza foi o de Eli, que perseguido pelos adoradores de Baal e já cansado da fuga pediu a própria morte 1 Reis 19:4.
A depressão não é brincadeira, quem sofre sabe exatamente o que sente, lógico que Deus não deseja ver seus filhos tristes, ao contrario, Ele deseja que celebrem, que festejem (Romanos 15:11, Filipenses 4:4), e não permitiria que tentações venha sem que possamos suportar (1 Coríntios 10:13).

Mas não e nada fácil quando ela chega, afeta rico, pobre, cristão ou não cristão e devemos ter cuidado quando nos depararmos com essa situação, obviamente Deus não desampara seus filhos (2 Coríntios 7:6), mas quem tem depressão precisa de ajuda especializada, alguns passos são importantes para que a igreja não falhe em ajudar os irmãos ou outras pessoas que sofrem com a depressão.

Entendam que:
Apoiar, estar perto, orar, amar e respeitar sãos as melhores maneiras de ajudar que está passando por essa fase;
Não tente ajudar com conselhos tentando mostrar que a “vida é bela”, quem está com depressão sabe disso, ela precisa saber apenas que você esteja ali para quando ela precisar de um abraço, para levá-la a um especialista, para apoiá-lo (Marcos 2:17).
Não tente entender o que elas estão sentindo, não vão conseguir, pois a dor e o sofrimento só quem está passando sabe o que é e como é. Não é nosso papel entender.
Não force a procura de ajuda, deixe que ela queira. Caso a pessoa não queira ajuda naquele momento, respeite e compreenda, intensifique as orações ao Senhor, é o nosso meio mais forte e eficaz para ajudar.
Não minimize a dor e sofrimento da pessoa, não encare como algo insignificante, não se sabe o peso que as lágrimas têm para quem está nesse estado.
As pessoas com depressão vêm a vida de maneira a diferente, alguns vão ser amorosos, carentes, mas outros serão agressivos e não medirão palavras. Quem está ao lado, aguente firme, ela precisa saber que pode contar contigo, não o fazem por querer.
Somos afetados por doenças ao longo da nossa vida, não devemos nos identificar pela doença, somos cristãos, somos filhos de Deus, essa é nossa identidade, se alguém lhe disser que é depressivo, diga de forma amorosa, que não é, que está com depressão, é um estagio, mas que ele ou ela é filho de Deus.
Ajude a pessoa com depressão em tarefas simples do dia a dia, como organizar horários e encoraje a prática de exercícios ao ar livre.
Organize grupos de orações (não fale da depressão, a menos que a pessoa queira desabafar e lembre-se não banque o psicólogo), grupo de música, de leituras e passeios, vamos diminuir o tempo que ela terá para pensamentos negativos.
E o mais importante, existem profissionais que vão ajudar a pessoa com depressão, com atendimento ou medicamentos, não podemos privá-las disso, por acreditar somente nas orações. Orações têm poder, pois Deus pode curar a tudo, mas Ele delegou certas funções aos médicos, no livro de Lucas, Cristo diz que quem não está sadio, procure um médico. Além disso, a pessoa não pode parar de tomar um medicamento de uma hora para outra, porque a igreja diz que Deus fará um milagre, acaso Deus não pode operar o milagre através do medicamento? Quem somos nós para limitar a Deus?

O tratamento de Deus consiste em nos fortalecer, mesmo quando não soubermos o que pedir (Filipenses 4:13; Romanos 8:26,27; Salmos 34:18), além de nos dar esperança (Isaías 65:17)
Amados, oremos, esse é o nosso dever como cristãos, mas nossa missão é encorajar os nossos amigos e irmãos a buscarem ajuda, sem essa de “dar conta sozinho”. A fé pode agir de várias formas, não será simplesmente como queremos, os milagres não ocorrem como e quando queremos, Deus sabe exatamente como agir e no tempo certo. Depressão é coisa séria e não deve ser simplificada, por que não é simples. Não tentem oferecer receitas milagrosas, às vezes ao tentar ajudar, fazemos é atrapalhar.

Então igreja, mãos a obra, um conselho que posso dar agora é: Façam grupos de oração, de louvor e de passeio. Faça folhetos explicativos, ore e assim ajudaremos a quem precisa.

Não é fácil lidar com a depressão mas ...
Não se isole: procure pessoas para te ajudar, existem sim desafios, mas lute, não desista.
Procure ajuda profissional: peça um amigo para te acompanhar, fale com profissionais que vão saber te ajuda;
Fale, fale e fale: abra seu coração, fale tudo que está sentindo, não tenha medo, vamos te ouvir, grite se precisar. Fale sozinho, mas não deixe tudo preso aí, deixe fluir, não é fácil, mas tente.
Não tenha pena de si mesmo: encontre uma maneira de usar essa energia (que normalmente é negativa) acumulada aí dentro para fazer algo, se tiver que explodir faça, corra, calce um tênis e vá correr, liberte-se.
Se conheça: nunca abra mão da sua identidade, dos teus gostos, do que te da prazer, faça o que tem vontade, coma a comida mais gostosa que você achar, vista a roupa que você quiser, ouça a musica que quiser, se penteie como queira, mas respeite seus limites, aprenda a dizer não.
Tenha um estilo de vida saudável: pratique exercícios, de preferência ao ar livre e coma bem.
Conheça a depressão: aprenda sobre ela, conheça histórias de quem superou, se motive. Use a depressão, não seja usado por ela.
Perdoe, deixe o oração limpo: não se prenda a sentimentos de mágoa, não se envenene porque outro te fez sofrer, se liberte.
Encare como fase de crescimento: já ouviu a frase “ de cada experiência, uma lição”, pois é.
Busque a Deus: Romanos 8:26,27 – sem Ele, acredite, não iremos longe, com Ele, nem o céu é o limite.
Fiquem na paz.

















Comentários