MÚSICA: Para Deus toda Glória!
- Georgina Prado
- 15 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

“Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.” Salmos 150:1-6
Feche os olhos, respire fundo, sinta o ar entrar nas suas vias aéreas, ir até o pulmão e fazer o retorno, agora ouça tudo a sua volta, ouviu? Provavelmente vais ouvir o cantar de alguns pássaros, talvez um grilo e dependendo do lugar o som de buzinas de automóveis ou apenas o farfalhar do vento nas árvores.
Talvez você não tenha percebido, mas isso é música, não as músicas que estamos acostumados a ouvir no fone de ouvido, nem se parece com o que costumamos cantar, mas são música, sabe o que isso significa? Deus fez um mundo com ritmo, com sons.
E isso é agradável a Deus, os anjos sabem disso e cantam alegremente nos céus, tocam harpas, pois é o céu também é musical, isso porque a música é como um elixir para a maioria das enfermidades. E a música surgiu no coração de Deus (que existe desde sempre) e expandiu e hoje nós temos uma relação tão intensa com a música, que dependendo do que ouvimos até nossas células responde.
Quando Cristo nasceu, os anjos cantaram dando glória, pois o Messias veio em forma humana para remir o povo de seus pecados.
"E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." Lucas 2:13,14

Davi também entoava lindas canções (SALMOS), e era tão intenso e verdadeiro que Saul quando possuído pelo mal, se acalmava e se sentia muito bem.
Em resumo, a música tem uma importância muito grande na vida das pessoas, pois imagine quando alguém está com o espírito quebrantado, ouve uma canção e imediatamente é erguido em força para lutar, por causa da melodia e da letra.
Dois cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, analisaram mais de 400 estudos sobre música e chegaram à conclusão de que a música aumenta a produção de imunoglobulina A e de glóbulos brancos no corpo. Estes, por sua vez, são responsáveis por atacar bactérias e outros organismos invasores. A música intervém ainda na redução dos níveis de cortisol e no aumento de oxitocina. O que significa isto tudo? Que a música faz bem à saúde.

A música traz prazer, a música traz alívio, a música é relaxante, existe até uma terapica com música, a musicoterapia.
Mas o Cristão o que deve saber sobre a música?
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,” Ef 5:18-19
Assim como a música traz benefícios, também traz malefícios, isso porque pela música pode-se impregnar mensagens diabólicas, ideologias e incentivo ao pecado. Para Deus a música tem que ser algo bom e ela deve ser de louvor e adoração, deve trazer mensagens que engrandece. Quando ouvimos uma música que fala do amor de Deus, nos aproximamos de tal forma do Senhor que poderia afirmar que estamos dividindo o mesmo “fone celestial”, e ainda podemos afirmar que quando cantamos louvores os anjos cantam com a gente.

O cristão deve buscar saber montar sua playlist de maneira que o próprio Deus possa te acompanhar enquanto você ouve ou canta. Lembro-me de na infância ouvir um hino que começava assim “Oh que belos hinos cantam lá no céu, é o que o filho mal ao lar voltou, vede lá ao longe o pai a abraçar, esse filho que ele tanto amou..” e me dava uma paz, porque eu sentia que Deus estava cantando, porque o céu estava em festa, em algum lugar uma ovelha perdida foi encontrada, uma dracma foi achada e um filho voltou ao lar.
E ainda vou mais longe ao afirmar que Deus ama tanto a música que Ele é compositor
“Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.” Deuteronômio 31:19

Se o nosso Deus tem tanto amor pela música, porque iremos nós o fazer triste por nos dedicarmos a musicas mundanas e a seus respectivos artistas? É inevitável ouvir músicas do mundo, pois o vizinho ouve e as vezes nós mesmo nos empenhamos em seguir determinado cantor e a ouvir incessantemente suas músicas.
No entanto como Cristãos, temos que buscar selecionar nossa playlist, para que possamos ao mesmo tempo adorar, alegrar, curar, cuidar e fortalecer, pois lembrem-se a música fala com você, aprenda a ouvir além da melodia.

Fiquem na paz.
Comments